UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: TIC's
PROFª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUUERQUE
ACADÊMICO (A): Suzy Almeida Sampaio
Conceito 1
A
Educação a Distância, modalidade de educação efetivada através do intenso uso
de tecnologias de informação e comunicação, onde professores e alunos estão
separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, está sendo cada vez mais
utilizada na Educação Básica, Educação Superior e em cursos abertos, entre
outros.
Atualmente,
podem ser consideradas as seguintes modalidades de Educação: presencial e a
distância. A modalidade presencial é a comumente utilizada nos cursos
regulares, onde professores e alunos encontram-se sempre em um mesmo local
físico, chamado sala de aula, e esses encontros se dão ao mesmo tempo: é o
denominado ensino convencional. Na modalidade a distância, professores e alunos
estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo.
Esta
modalidade de educação é efetivada através do intenso uso de tecnologias de
informação e comunicação, podendo ou não apresentar momentos presenciais
(MORAN, 2009).
De
acordo com Nunes (1994), a Educação a Distância constitui um recurso de
incalculável importância para atender grandes contingentes de alunos, de forma
mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos
serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida. Isso é
possibilitado pelas novas tecnologias nas áreas de informação e comunicação que
estão abrindo novas possibilidades para os processos de ensino-aprendizagem a
distância.
Novas
abordagens têm surgido em decorrência da utilização crescente de multimídias e
ferramentas de interação a distância no processo de produção de cursos, pois
com o avanço das mídias digitais e da expansão da Internet, torna-se possível o
acesso a um grande número de informações, permitindo a interação e a
colaboração entre pessoas distantes geograficamente ou inseridas em contextos
diferenciados.
Somando-se
a isso, a metodologia da Educação a Distância possui uma relevância social
muito importante, pois permite o acesso ao sistema àqueles que vêm sendo
excluídos do processo educacional superior público por morarem longe das
universidades ou por indisponibilidade de tempo nos horários tradicionais de
aula, uma vez que a modalidade de Educação a Distância contribui para a
formação de profissionais sem deslocá-los de seus municípios, como salientado
por Preti (1996):
A
crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional
como, sobretudo às lutas das classes trabalhadoras por acesso à educação, ao
saber socialmente produzido, concomitantemente com a evolução dos conhecimentos
científicos e tecnológicos está exigindo mudanças em nível da função e da
estrutura da escola e da universidade (PRETI, 1996).
Nesse
contexto, a Educação a Distância torna--se um instrumento fundamental de
promoção de oportunidades, visto que muitos indivíduos, apropriando-se deste tipo
de ensino, podem concluir um curso superior de qualidade e abraçar novas
oportunidades profissionais (PORTAL DO CONSÓRCIO CEDERJ/FUNDAÇÃO CECIERJ,
2010).
O
desenvolvimento desta modalidade de ensino serviu para implementar os projetos
educacionais mais diversos e para as mais complexas situações, tais como:
cursos profissionalizantes, capacitação para o trabalho ou divulgação
científica, campanhas de alfabetização e também estudos formais em todos os
níveis e campos do sistema educacional (LITWIN, 2001).
De
acordo com Maia & Mattar (2007), a Educação a Distância atualmente é
praticada nos mais variados setores. Ela é usada na Educação Básica, no Ensino
Superior, em universidades abertas, universidades virtuais, treinamento
governamentais, cursos abertos, livres etc.
2.
CONCEITOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Existem
vários conceitos de Educação a Distância e todos apresentam alguns pontos em
comum.
Entretanto,
cada autor ressalta e/ou enfatiza alguma característica em especial na sua
conceitualização. Desta forma, destacam-se (BERNARDO, 2009):
•
o conceito de Dohmem em 1967, que enfatiza a forma de estudo na Educação a
Distância:
Educação
a Distância é uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno
instrui-se a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, o
acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um
grupo de professores. Isto é possível através da aplicação de meios de
comunicação, capazes de vencer longas distâncias.
O
conceito de Educação a Distância no Brasil é definido oficialmente no Decreto
nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005 (BRASIL, 2005):
Art.
1°. Para os fins deste Decreto, caracteriza- -se a Educação a Distância como
modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de
ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de
informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades
educativas em lugares ou tempos diversos.
Referência:
ALVES,
Lucinéia. Disponível em:<http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2011/artigo_07.pdf>
Acesso em: 27 jun. 2013.
Conceito 2
Educação
a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde
professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
É
ensino/aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos,
fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias,
principalmente as telemáticas, como a Internet. Mas também podem ser utilizados
o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e
tecnologias semelhantes.
Na
expressão "ensino a distância" a ênfase é dada ao papel do professor
(como alguém que ensina a distância). Preferimos a palavra "educação"
que é mais abrangente, embora nenhuma das expressões seja perfeitamente
adequada.
Hoje temos a educação presencial,
semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distância) e educação a
distância (ou virtual). A presencial é a dos cursos regulares, em qualquer
nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado
sala de aula. É o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na
sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. A educação a
distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente
com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas
podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.
A educação a distância pode ser feita nos
mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na
pós-graduação. É mais adequado para a educação de adultos, principalmente para
aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de
pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e também no de graduação.
Há modelos exclusivos de instituições de
educação a distância, que só oferecem programas nessa modalidade, como a Open
University da Inglaterra ou a Universidade Nacional a Distância da Espanha. A
maior parte das instituições que oferecem cursos a distância também o fazem no
ensino presencial. Esse é o modelo atual predominante no Brasil.
As tecnologias interativas, sobretudo, vêm
evidenciando, na educação a distância, o que deveria ser o cerne de qualquer
processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão
envolvidos nesse processo.
Referência
Reflexões
A
meu ver a educação a distancia é uma modalidade de educação onde os alunos e
professores estão separados fisicamente, mas que mantém uma relação de ensino e
aprendizado. Percebo que esta forma de ensino, vem se destacando cada vez mais
e vem ganhando um número maior de alunos. Nos dias de hoje onde, os indivíduos
trabalham o dia inteiro e tem problemas com deslocamento, devido a
congestionamentos, transporte público e etc.
Vejo que a mesma se tornou um aliado para os
cidadãos, onde uma fatia maior da população tem acesso ao nível superior. O
ensino a distância trabalha de forma diferenciada, do ensino presencial. Os
alunos fazem suas atividades e postam em ambientes virtuais de aprendizagem,
tiram duvidas online e também tem encontros com tutores presenciais. Destacamos
nessa forma de ensino, o uso de computador, internet e videoconferência.
Acredito que a educação a distancia promove um trabalho de formação dos alunos
que optam por esta modalidade de ensino. Percebo a qualidade desse ensino e os benefícios que ela tem trazido aos estudantes de todo o país.
Atividade recebida!
ResponderExcluirTeresa