sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação-CEDUC
Curso de Pedagogia
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
Professora: Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: Edinamar Gomes da Silva, Lídia Maria Ferreira Medeiros e Suzy Almeida Sampaio


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)/UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL(UAB)
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como relevância apresentar a importância do trabalho executado pelo Núcleo de Educação a Distancia (NEaD) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB),que tem como objetivo promover a expansão do ensino superior oferecendo um ensino de qualidade contemplando lugares onde não há universidades públicas ou onde o número de vagas ofertadas não é suficiente, tanto na capital quanto nos municípios do estado de Roraima. Os cursos são abertos aos professores, gestores, trabalhadores da área da educação e à população roraimense.
A pesquisa é qualitativa e para sua elaboração foi necessário visita ao espaço físico do NEaD e a utilização de entrevista com aplicação de questionário que foi respondido pela Sra. Edleila Bezerra Soares – Secretária Executiva do NeaD e entrevista (via telefone) com a Sra. Jordânia Rosa Bernardo – Coordenadora Operacional NEaD/UFRR. Para embasamento teórico foi necessário consultar páginas eletrônicas descritas nas referencias bibliográficas.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD
A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas, em diferentes lugares ou tempos. Essa definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9394/96 (LDB).
Essa modalidade de ensino permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha ou vive independente da necessidade da sala de aula. As principais vantagens são: montar a própria rotina de estudos, dedicando-se às aulas nos horários mais convenientes ao aluno; materiais didáticos já incluídos no preço;
economizar tempo ou dinheiro com o deslocamento até a instituição de ensino; pagar um preço mais baixo pelo curso. Por exigirem menos infraestrutura, geralmente os cursos à distância têm preços mais baixos do que os seus correspondentes presenciais.
Os cursos à distância, não são diferentes dos presenciais, têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação. É possível fazer cursos à distância em quase todos os níveis de ensino: médio e técnico, graduação, especialização e cursos profissionalizantes. É importante verificar junto ao MEC se a instituição de EAD escolhida pelo aluno está autorizada a fornecer este tipo de modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
A UAB é um sistema/programa criado pelo Governo Federal em 2005 formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros. Tendo como base o aprimoramento da educação à distância, o sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior.
A UFRR aceitou ser uma fonte desse programa firmando parceria com a UAB em 2005, e através da participação nos editais, lançados pelo Ministério da Educação, disponibiliza e oferta os cursos em parceria com a Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR). Como a UFRR não tinha poder de gerenciar as verbas pertinentes à esse programa, ela resolveu criar um núcleo que, como os demais núcleos da universidade, poderia administrar os recursos destinados à essa modalidade de ensino. É nesse contexto que surge o NEaD.
NEAD
O Núcleo de Educação à Distância (NEaD) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi aprovado em 1º julho de 2011 pela Resolução nº 005/2011-CUni, e está vinculado ao Gabinete do Reitor, tendo por finalidade coordenar as atividades de produção e desenvolvimento de produtos, processos e métodos para ensino, pesquisa e extensão, que utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), no âmbito da educação presencial, semipresencial, a distância (EaD) e distribuída.
É responsabilidade do Núcleo, gerenciar/administrar os recursos financeiros destinados a sua manutenção, enviados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) à UFRR que acata as demandas do Núcleo.
No início de suas atividades o NEaD era composto por 18 funcionários, sendo: Professores: 4 Técnicos: 4 e Bolsistas: 10.
A Estrutura do NEaD é composta pelos órgãos Deliberativo, Executivo e Administrativo.
I- Órgãos Deliberativos: é a instância superior de deliberação e consulta no âmbito do NEaD, restrita a sua área de atuação.
II- Órgãos Executivos: este órgão é composto por 8 coordenações sendo: Coordenação Geral, Coordenação acadêmica, Coordenação Operacional, Coordenação Financeira e Coordenação de políticas Tecnológicas.
III- Órgãos Administrativos: este órgão tem como função prestar apoio técnico e/ou administrativo necessário ao desenvolvimento das atividades de cada Coordenação, sendo exercido por servidor do quadro técnico administrativo da UFRR ou equivalente.
          A Organização Administrativa Atual do NEaD é composta da seguinte forma:
Maria Sonia Silva de Oliveira Veloso – Coordenadora UAB/UFRR e NEaD/UFRR
Edleila Bezerra Soares – Secretária Executiva
Sandra Maria Gomes – Assessora de Comunicação
Dirceu Medeiros de Morais – Coordenador Acadêmico NEaD/UFRR
Elizângela Ramos – Gestora de Tutoria e Avaliação
Roni Petterson de Miranda Pacheco – Gestor de projetos
Ricardo Vagner Silveira Oliveira – Revisor
Oton de Lira Carneiro – Coordenador Financeiro NEaD/UFRR
Andréia Costa da Silva – Assistente Administrativa
Jordânia Rosa Bernardo – Coordenadora Operacional NEaD/UFRR
Tainá Santana Caldas – Assistente Administrativa
Paulo Cesar Reis da Silva – Editor de Imagens
O processo de seleção para ingresso em cursos de graduação ofertados pelo NEaD/UFRR através do programa UAB são realizados por meio de vestibular, sendo exigido dos candidatos que tenham concluído o ensino médio. Pode ser exigido também que o candidato esteja cursando ou tenham concluído graduação. A realização das provas fica a cargo da Comissão Permanente de Vestibular (CPV) da UFRR.O curso UAB-UFRR é gratuito, e totalmente custeado pelo Ministério da Educação, e tem como público alvo a Comunidade em geral. O aluno UAB-UFRR tem acesso liberado a Biblioteca Central da UFRR desde que tenha efetuado seu cadastramento.
O aluno dos cursos oferecidos pelo NEaD terá que frequentar aula presencial obrigatória no Polo Presencial, realizado na Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR). As atividades presenciais correspondem a 30% da carga horária de cada módulo, ou seja, o curso prevê aula presencial em cada um dos polos atendidos. A UNIVIRR está presente nos 15 municípios do Estado de Roraima. São eles: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajai, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá, Uiramutã.
O Polo Presencial é um espaço físico para a execução das atividades didático-administrativas do curso à distância, com o apoio do governo federal, estadual e municipal. Os momentos presenciais, programados para o curso, têm como objetivo oportunizar a construção de conhecimentos, com debates, trabalhos em grupos e compartilhamento de experiências com o professor da disciplina.
Haverá um professor e um tutor à distância interagindo com o aluno. O professor ministra a disciplina, e o tutor será o orientador acadêmico, com experiência no magistério ou formação pós-graduada, e responsável pelo atendimento dos estudantes via meios tecnológicos de comunicação como: telefone, e-mail, teleconferência, entre outros. O aluno também terá um tutor presencial que é o orientador acadêmico com formação de nível superior – licenciatura – e experiência comprovada de no mínimo um ano no magistério na educação básica, que será o responsável pelo atendimento dos estudantes nos polos municipais de apoio presencial.
O aluno enviará as suas atividades para serem avaliadas pelo professor e tutor á distância através do ambiente virtual de aprendizagem, que disponibiliza um espaço para envio dessas atividades, e outro para o aluno acompanhar o seu desempenho. As tecnologias e mídias utilizadas pelo NEaD são: Plataforma Moodle, vídeos, CD e material impresso.
Aos alunos que obtiverem aprovação nas disciplinas oferecidas, serão conferidos certificados de conclusão de curso superior, que será emitido pela Universidade Federal de Roraima, através da Pró-reitoria de Graduação. Os alunos formados em cursos, na modalidade a distância, terão direito a diploma equivalente ao dos cursos presenciais. Tal fato é previsto no decreto presidencial nº 5.622 assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de dezembro de 2005.
Os cursos na modalidade à distância são oferecidos pelo departamento responsável pela disciplina e, disponibilizados ao público através do NEaD/UAB-UFRR, sendo assim distribuídos:
Cursos superiores: graduação em Licenciatura Plena em Matemática e em Informática.
Curso de pós-graduação: especialização (lato sensu), já foi ofertado Produção de Material Didático para Curso a Distância; Mídias na Educação, e outros.
No curso de graduação, o aluno do curso não poderá solicitar transferência para curso presencial, o que ele poderá fazer é solicitar aproveitamento das disciplinas cursadas no curso, após uma análise do caso pela Universidade. Para tal, é necessário prestar vestibular para um curso na modalidade presencial, e que as disciplinas aprovadas integrem ou, sejam equivalentes às do currículo do novo curso pretendido.
O NEaD hoje conta com a colaboração de 09 professores trabalhando diretamente no NEaD, indiretamente com mais de 10 professores de vários departamentos sendo disponibilizados de acordo com o curso ofertado.
Segundo comentário da Sra. Edleila-NEaD, o núcleo aprimorou as avaliações dos cursos com a possibilidade de melhorar ainda, sendo que para cada coordenação do NEaD há bolsistas e terceirizados trabalhando. Foi criado o grupo de pesquisa do NEaD sendo três linhas de pesquisa dentro das ações aplicadas pelas coordenações, participação de congressos nacionais e internacionais. A entrevistada comentou ainda que, conforme as necessidades vão surgindo, sistemas são criados para trabalhar com estas dificuldades apresentadas pelas ações, sempre buscando parceria com outras instituições que estão mais aprimoradas. Este ano também teremos o II WTEaD (Workshop de Tecnologia em Educação a Distância) em outubro de 2013 com a participação de vários pesquisadores de outros estados, este evento abordará temas de relevância para o crescimento da Educação a Distância e o fomento do desenvolvimento científico da região do extremo norte. Em breve teremos revista relacionada à EaD e destacando os trabalhos que estão sendo realizado pelos alunos, tutores, coordenadores e colaboradores em gerais. Enfim, o NEaD dentro da UFRR cresce a cada momento,e já contamos com mais de 500 pessoas que já obtiveram certificados de conclusão de cursos à distância, de extensão e etc. oferecidos pelo NEAD.
A Estrutura Física do NEAD conta com 6 salas no bloco 3, mais 5 salas no anexo do mesmo bloco, e em parceria com a UNIVIRR conta com 15 polos presenciais, incluindo o polo de Boa Vista (Anexo 1)
Como benefício do NEAD para a comunidade acadêmica da UFRR e população podemos citar:
  • Possibilidade de aprender a lhe dar com outras possibilidades didáticas envolvendo tecnologia.
  • Possibilidade de crescimento profissional.
  • Possibilidade de participar de cursos a distância.
  • Possibilidade de inserir as aulas presenciais em estrutura de 20% a distância utilizando o ambiente AVA e todos os seus benefícios.
  • Possibilidade de fazer presença nos 14 municípios do estado de Roraima fazendo destacar a UFRR por meio da estrutura da EaD.
Os Polos Presenciais oferecidos pelo NEaD/UNIVIR estão situados nos municípios de: Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajai, Normandia , Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza , São Luiz do Anauá, Uiramutã.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo desta pesquisa foi conhecer o NEaD e a importância do seu trabalho para a comunidade acadêmica e para a população do estado de Roraima. O objetivo do núcleo, em parceria com a UAB e a UNIVIR, é promover uma educação de qualidade utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), no âmbito da educação presencial, semipresencial, à distância (EaD).
A pesquisa constatou que as atribuições do NEaD são de suma importância para a fomentação do ensino acadêmico nos municípios e capital do estado, onde não existem universidades públicas ou as vagas ofertadas são menores do que a procura.
Entre os diversos benefícios oportunizados pelo NEaD destacamos a possibilidade de crescimento profissional, a possibilidade de participar de um curso superior a distancia em universidade pública, a possibilidade de adequar o curso a disponibilidade de horário do aluno sem prejuízos em áreas pessoais ou profissionais, a disponibilidade de polos presenciais em 15 municípios (incluindo a capital) facilitando o acesso do aluno a universidade. Cabe-nos ressaltar que além de ensino superior de qualidade o NEaD disponibiliza tutoria especializada, que será o responsável pelo atendimento/apoio dos estudantes nos polos municipais de apoio presencial.
O NEaD continua trabalhando, e conforme as necessidades vão surgindo, vai adequando os sistemas para trabalhar com estas dificuldades apresentadas pelas ações, sempre buscando parceria com outras instituições que estão mais aprimoradas, visando um atendimento de excelência na modalidade de Educação a Distância.
REFERÊNCIAS
UAB-UFRR. Como Funciona?. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/sobre-a-uab-na-ufrr/como-funciona >. Acesso em: 20 jul. 2013.
UAB-UFRR. Histórico. 2005. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/sobre-a-uab-na-ufrr/historico >. Acesso em: 20 jul. 2013.
UAB-UFRR. O que é UAB?. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/sobre-a-uab-na-ufrr/o-que-e-a-uab >. Acesso em: 20 jul. 2013.
UAB-UFRR. Perguntas frequentes. Disponível em: < http://www.uab.ufrr.br/index.php/perguntas-frequentes >. Acesso em: 20 jul. 2013.
UNIVERSITÁRIO, Ministério da Educação Universidade Federal de Roraima Conselho. Resolução n° 005/2011-CUni. Disponível em: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=57:2011&Itemid=5 >. Acesso em: 20 jul. 2013.

Um comentário:

  1. Olá Suzy,
    Parabéns pela postagem do Relatório!! Senti falta de fotos. Será preciso retirar o espaço que está no final do relatório, editando o texto, poderei ajudar, OK?
    Abraços,
    Profa. MSc. Teresa Kátia

    ResponderExcluir