quinta-feira, 13 de junho de 2013

ATIVIDADE:

A atividade será a publicação de um texto com suas reflexões a partir dos questionamentos abaixo: 


- Você já havia pensado em quantas tecnologias usa em seu dia-a dia?
- Quais tecnologias usou hoje? Quais mídias?
- Como as novas mídias interativas influenciam nosso dia a dia?

Reflexões sobre o uso de tecnologias
Eu nunca parei para pensar em quantas tecnologias eu uso diariamente, pois vivemos  atualmente uma verdadeira revolução tecnológica. Todos os dias surgem inúmeras formas de disseminação das informações, de forma cada vez mais rápida e fácil. Um exemplo disso, é o lançamento de celulares com cada vez mais funções, que nos permitem realizar diversas tarefas, antes só realizadas com a o manuseio de diversos objetos. As tecnologias estão se renovando e se tornando indispensáveis na vida diária do homem.
Mas uma coisa engraçada é que nós nunca paramos para analisar, como era a vida do homem, antes do surgimento dessas tecnologias. E aí vem as nossas mentes a pergunta: Como era no tempo dos meus avós sem todo o aparato tecnológico que temos nos dias de hoje?
Muitas tecnologias utilizadas diariamente, parecem aos nossos olhos que sempre existiram, nunca paramos para refletir como nossos antepassados viviam sem tecnologia. Vamos nos arriscar e conceituar o que é tecnologia? No meu entendimento é algo que veio para facilitar a realização de determinadas tarefas e surgiu de uma necessidade, e é algo que gera emprego e renda e é concreto/palpável. Um exemplo disso é a caneta que nós utilizamos no dia a dia e nem nos damos conta da sua importância, pois temos a falsa impressão de que a mesma sempre existiu.
Hoje utilizei diversas tecnologias: caneta, lápis, borracha, cafeteira. Fogão, geladeira e muitas mídias: televisão, rádio, impressora, computadores, pendrives e etc.
As novas mídias tem um papel importante no cotidiano facilitam a disseminação, comunicação rápida e eficaz e o armazenamento das informações de forma segura, rápida, fácil e prática. Devemos destacar a importância do uso das tecnologias e mídias disponíveis e a sua contribuição para a vida prática do homem.
Um ponto que gostaria de destacar é o uso desses recursos na educação, é notório o uso cada vez maior e melhor dos recursos de tecnologia e mídia no campo educacional. Nos encontramos em um período da história da humanidade, onde as fronteiras são rompidas constantemente, hoje temos a Educação à distancia, as redes sociais, o uso de computadores e datas-shows para explanação dos conteúdos a serem ministrados, vemos que temos livros digitais e etc.
Observo que isso possibilita um acesso maior da sociedade as informações e ao conhecimento, indispensáveis para o seu crescimento pessoal e profissional.
REFERÊNCIA:
WEBEDUC - O Portal de Conteúdos Educacionais do MEC. Curso Mídias na Educação. Módulo i: introdutório integração de mídias na educação. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/. Acesso em: 30 de Nov. 2009.

Um comentário:

  1. Professora boa noite, publiquei minha 3ª atividade no dia 04/06/2013 e só hoje 13/06/2013 vi seu comentário e fiz as adequações e publiquei no blog neste dia 13 de junho, com as alterações e retirei a outra atividade. Estou comunicando pois o prazo de entrega da atividade era 11/06 e eu a realizei bem antes.

    Suzy Almeida

    ResponderExcluir